Técnica manual desenvolvida na França nos anos 80 que visa prevenir, diagnosticar e tratar problemas de saúde física, emocional e comportamental. Através de toques suaves e específicos, estimula receptores presentes na pele para ajudar o corpo a se autorregular e harmonizar as funções prejudicadas por informações de sobrecarga tóxica, química, física e emocional que ficam armazenadas no tecido corporal.
Saiba MaisO olhar clínico é o que diferencia o fisioterapeuta. Os entendimentos de biomecânica, fisiologia e anatomia, aliados à experiência em reabilitação de diversas patologias ortopédicas agudas e/ou crônicas, traumatológicas ou pós-cirúrgicas, têm como consequência uma condução mais assertiva através de um acompanhamento personalizado, onde o objetivo é a recuperação e o retorno às atividades, respeitando as particularidades de cada indivíduo.
A fisioterapia integrativa é um tratamento abrangente que considera aspectos físicos, emocionais e ambientais. Leva em conta o expossoma (exposições ambientais e estilo de vida) e a epigenética (modificações químicas no DNA) para promover saúde de forma integral, modulando o sistema nervoso e a resposta celular. Objetiva otimizar a recuperação, prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida do paciente.
As leis biológicas fundamentam o conceito da Nova Medicina Germânica que descreve a doença como uma resposta natural do organismo frente a um evento inesperado, intenso e dramático (conflito biológico) vivido ou herdado. Esse choque envolve três níveis: a psique, o cérebro e o órgão gerando adaptações nos tecidos corporais como uma estratégia de sobrevivência. A técnica consiste em fornecer as informações necessárias com foco na mudança de percepção (psique) para desencadear o processo de reparação do tecido afetado.